Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
24/01/2013
< Mudando o idioma de Windows >

Na coluna anterior vimos como resolver um problema relativamente comum: o disco rígido de sistema se corrompe e o usuário fica sem disco e sem sistema operacional. Basta trocar o disco, baixar uma imagem ISO do sistema operacional de um dos sítios citados na coluna anterior (que continua disponível na seção "Escritos/Colunas Técnicas & Truques" do Sítio do Piropo, em < www.bpiropo.com.br >), usá-la para reconstituir o disco de sistema e, com ele, instalar o sistema. O problema é que a imagem ISO assim obtida instala o Windows em inglês.

Pois muito bem. Vamos supor que nesta altura dos acontecimentos você já esteja com o Windows instalado e pretende trocar o idioma para o português. Como fazer, depende da versão do Windows. Vamos começar pela teoricamente mais simples: Windows 7 Professional.

Esta é a mais simples porque na lista oficial de imagens ISO fornecida pela Digital River consta a existência de uma imagem ISO em "Portuguese" sem informar se o dito "Portuguese" se refere ao português do Brasil ou ao de Portugal (e eu não tive meios de descobrir). Mas, seja um ou seja outro, sugiro a quem não domina o inglês baixar esta imagem e instalar a partir dela, pois sempre é melhor trabalhar com um sistema em português lusitano que com um sistema inteiramente em inglês. Os atalhos de onde podem ser obtidas as imagens ISO são:

Windows 7 Professional SP1 x86: http://msft.digitalrivercontent.net/win/X17-59246.iso

Windows 7 Professional SP1 x64: http://msft.digitalrivercontent.net/win/X17-59247.iso

A outra forma de converter o idioma vale apenas para as versões Windows Ultimate ou Enterprise e consiste em baixar um "pacote de idiomas", instalá-lo sobre a versão em inglês e depois ajustar o idioma para português. Na página < http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows/downloads/install-languages-with-windows-update > do sítio oficial da Microsoft há uma descrição passo a passo sobre como baixar e instalar o "pacote" usando o Windows Update (outra forma possível seria baixar o pacote diretamente da página, também da MS, < http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows/language-packs#lptabs=win7 > e instalá-lo.

Isto feito, basta agora configurar o Windows para o idioma português. Será preciso alterar o idioma de entrada (ou seja, fazer com que seu teclado e demais dispositivos de entrada se entendam com o português do Brasil) e o idioma de exibição (ou seja, fazer com que as caixas de diálogo e mensagens de Windows sejam exibidas em português do Brasil). Você encontrará instruções detalhadas sobre como fazer isto em < http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows7/Install-or-change-a-display-language >, também uma página oficial da MS, e um vídeo (em inglês) sobre pacotes de idiomas em < http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows7/products/features/language-packs > com algumas diretivas.

Resta a versão Home Premium. Para seus usuários, as notícias não são nem um pouco alvissareiras. A verdade é que não há meios oficiais de mudar o idioma desta versão. A posição da Microsoft fica clara nesta troca de mensagens com o suporte da MS Community: < http://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_7-windows_install/windows-7-home-premium-s%C3%B3-oferece-o-idioma/9606c19d-2604-4498-ac27-a3ff71ccadf1 >. Mas encontrei um artigo cujo autor não consegui identificar, postada em "Dicas para Computador" – aliás, um sítio bastante interessante – com um método não oficial para resolver o problema. O artigo intitula-se "Mude o idioma do Windows 7 Starter, Home Basic, Premium e Professional" e pode ser encontrado em < http://www.dicasparacomputador.com/mude-idioma-windows-7-starter-home-basic-premium-professional#ixzz2IVva80VG >. Não testei. Se quiser experimentar, faça-o por sua conta e risco. Mas as instruções são bem detalhadas.

Ah, sim: instalado o Windows você terá que ativá-lo. Se a ativação pela Internet não funcionar, ative por telefone. A ligação é gratuita e o número aparece na janela de ativação.

Figura 1



B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]