Sítio do Piropo

B. Piropo

Assunto Referente :
Volte
1997
Interface Gráfica
Referente a: PC@World

Interface é a forma pela qual o usuário interage com um sistema operacional ou programa, emitindo comando e fornecendo dados.

A interface mais antiga e tradicional é a que opera interpretando comandos: o cursor permanece piscando no início de uma linha na tela à espera de um "comando", uma palavra digitada pelo usuário no teclado. Após digitá-lo, o usuário o introduz na máquina teclando "Enter". O micro então recebe o comando, o interpreta e o processa, reagindo de acordo. Esta interface é denominada "linha de comando" e usa uma "tela texto", já que nela nada aparece exceto caracteres.

As interfaces modernas, além do teclado, utilizam o mouse como dispositivo de entrada. A tela exibe ícones, ou desenhos representando ações ou objetos e é operada através de movimentos do cursor do mouse e cliques em seus botões. Assim, movendo-se o cursor do mouse para sobre um ícone e clicando um dos botões dispara-se uma ação, que pode abrir um menu, carregar um programa ou acionar um dispositivo. Este tipo de interface é mais intuitivo, já que o usuário não é obrigado a memorizar comandos nem a digitá-los corretamente. E, se escolhida criteriosamente, a figura que se constitui no ícone pode ser bastante esclarecedora, ajudando a entender o que o objeto representa e que tipo de ação será deflagrada quando ele é acionado. Estas interfaces, por usarem telas gráficas (que exibem desenhos, como as figuras dos ícones, ao invés de apenas texto), são denominadas "interfaces gráficas". O pioneiro no uso das interfaces gráficas foi o micro MacIntosh. Atualmente a maioria dos sistemas operacionais modernos, como Windows e OS/2 utilizam interfaces gráficas.

B. Piropo