Sítio do Piropo

B. Piropo

< Opinião >
Volte
24/05/1999

Emissário Submarino, Quem Diria...

 

O porquê da coisa...

Poucas pessoas sabem que o B.Piropo, que escreve no caderno de informática do Globo, é o mesmo engenheiro Benito P. Da-Rin, especialista em saneamento que trabalha na CEDAE, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro. Uma delas é minha amiga Cristina de Luca, a competentíssima editora do Globo On. Com quem, há alguns dias, eu discutia a maneira pela qual a imprensa vinha veiculando as notícias sobre a obra de recuperação do agora famoso Pilar 505 do Emissário Submarino de Esgotos de Ipanema. Maneira que me parecia pouco apropriada e, sob certos aspectos, bastante equivocada. A páginas tantas, Cristina comentou que o Globo On mantém a seção "O tema é...", aberta ao público, na qual se discute temas de interesse dos leitores. Disse-me ela que um destes temas era justamente a obra de recuperação do pilar, que estava sendo executada naquela ocasião e despertando grande interesse. Não gostaria eu, que trabalhava na Empresa há tantos anos e estava diretamente envolvido com a obra, de apresentar o ponto de vista da CEDAE sobre a questão?

Achei que seria uma boa oportunidade de expor os fatos da forma que me parecia correta. Mas por uma questão de ética, já que quem fala pela CEDAE é sua diretoria, entrei em contato com o Engº César Scherer, diretor da Diretoria de Esgotos da CEDAE - a quem se subordinava o problema do Emissário - expondo a questão e perguntando se havia algum inconveniente em que eu o fizesse.

Não havia...

Aguardei então o final da obra para me certificar que nenhum fato importante passasse em branco, e preparei o texto abaixo que enviei ao Globo On e foi publicado em 11 de maio de 1999.

O que vocês vão encontrar adiante é um texto redigido em um estilo um tanto diferente daquilo que vocês estão acostumados a ler da lavra deste vosso criado. Afinal, não era o B.Piropo, era "o outro", o engenheiro que escrevia. É um texto longo. Mas é esclarecedor.

É um texto que aborda o assunto de um ponto de vista diferente do que costumeiramente é mostrado na imprensa. Quase um desabafo de um técnico que conhece profundamente um assunto e que chega à beira da revolta pela forma distorcida e quase irresponsável como ele tem sido apresentado ao público, o que pode acabar por inviabilizar uma solução tecnicamente correta voltando a opinião pública contra ela mediante o uso de argumentos emocionais e quase sempre inverídicos. O que tem ocorrido seja de boa fé da parte daqueles que desejam efetivamente defender o meio ambiente mas não conhecem certos aspectos técnicos dos problemas envolvidos, seja de má fé, dos que são movidos por interesses escusos e inconfessáveis que afloram quando estão em jogo grandes somas de dinheiro e se pretende comprometer a reputação de uma empresa para tornar sua privatização aceitável junto à opinião pública.

Quem chega a estas páginas em busca de informações técnicas sobre informática, vai se decepcionar. E dificilmente chegará ao final. Mas quem quer conhecer uma face diferente deste vosso amigo que lhes escreve semanalmente e, ao mesmo tempo, se informar sobre um assunto de interesse de todos, clique aqui para ler o artigo e quem sabe encontrará algum prazer na leitura...

Bom proveito.

B.Piropo (ou melhor: Benito P. Da-Rin)