Logo Hostnet Logo SBP Logo Hostnet Logo SBP
Foto de B.Piropo

"Expulso" do Sítio do Piropo?

Como voltar para o Sítio do Piropo

Após efetuar uma pesquisa ou, eventualmente, enquanto se navega pelo Sítio do Piropo, o visitante pode subitamente ser conduzido a uma página que não mostra os menus, cabeçalho e rodapé da interface usual do site.

Este fato é consequência de um problema devido ao procedimento de atualização do site para torná-lo "responsivo". Para voltar à interface habitual:

- Clique na aba do Sítio do Piropo que aparece no conjunto de abas logo abaixo da caixa de endereços no alto da janela de seu programa navegador;

- clique no atalho ("link") "Sítio do Piropo" no canto superior esquerdo da nova página (se não encontrá-lo, clique no ícone de retorno, no canto superior direito da página e será levado a uma página índice onde o encontrará);

- digite "www.bpiropo.com.br" na barra de endereços do navegador e tecle ENTER.

Para quem estiver interessado nas causas desse problema vai aqui uma explicação resumida:

Por que fui "expulso" do Sitio do Piropo?

O Sítio do Piropo foi concebido e desenvolvido pelo (excelente) webmaster Wagner Ribeiro no final do século passado usando a mais moderna tecnologia então disponível para programação web. E, à medida que as técnicas de programação evoluíam, as novidades eram incorporadas imediatamente à interface. Isto ocorreu ao longo de todo o período em que o conteúdo do site era regularmente atualizado.

Ocorre que a última atualização de conteúdo foi feita nos idos de 2013, quando publiquei meus derradeiros artigos e colunas, em um tempo em que sites da internet eram visitados quase que exclusivamente usando computadores de tela grande. E a interface do velho Sítio do Piropo foi concebida para este tipo de tela.

Hoje estamos na era dos "tablets" e "smartphones" com suas telas pequenas e é com eles que a maioria dos visitantes navega pela internet. Porém os velhos computadores de telas grandes ainda são muito usados. O resultado disso é que os desenvolvedores das interfaces dos sites modernos precisam concebê-las de forma a que possam detectar o tamanho da tela do dispositivo em que estão sendo exibidas e reagir de acordo (este é o significado da expressão "interface responsiva"). E a principal razão que me levou a atualizar o Sítio do Piropo foi alterar sua interface para torná-la responsiva (experimente consultá-lo em telas de tamanhos diferentes ou, se está lendo este texto em um dispositivo que permita variar o tamanho da janela do programa navegador, mova a moldura lateral da janela de forma a alterar sua largura e veja como tudo se reajusta).

Pois bem: interface original do Sítio do Piropo foi desenvolvida usando uma técnica de programação então muito popular que recorria a um elemento denominado FRAME.

Um FRAME ("moldura", em inglês) é um trecho retangular da tela com conteúdo próprio e independente. Na velha interface havia três deles: um FRAME ocupando toda a largura da parte superior da tela englobando o cabeçalho e o menu principal, um segundo FRAME alto e estreito à esquerda alojando o menu secundário e um terceiro, o principal, ocupando o restante da tela e exibindo ou o índice ou o conteúdo dos artigos e colunas. Uma disposição inteligente, muito usada na época por ser intuitiva e facilitar a navegação. Era, então, o que havia de mais moderno.

Ocorre que as coisas mudaram e o uso de frames tornou-se inadequada principalmente por duas razões. A primeira é que cada FRAME tem seu próprio URL (ou seu "endereço internet"), o que faz com que o resultado de uma pesquisa retorne não o endereço da página, mas o do FRAME que o contém (é por isso que uma busca aparentemente o leva para fora do Sítio do Piropo: ela "aponta" para o FRAME que contém o resultado). Isso torna seu uso tão inconveniente que as versões modernas das linguagens de programação web baniram o uso do FRAME. E a segunda é que, em uma tela pequena (como a da maioria dos dispositivos atualmente usados para acessar a internet), é quase impossível consultar uma janela subdividida em FRAMES. E isto inviabiliza tornar "responsiva" uma interface neles baseada.

Ora, o Sítio do Piropo contém mais de 7.000 arquivos em mais de 4.500 páginas. Remover frames de todas elas não seria impossível, mas seria uma tarefa demasiado árdua para um único (e velho...) programador. Então tive que contornar o problema apelando para um recurso que me possibilitasse acessar o conteúdo armazenado no FRAME .

Se você não se interessa por programação web, sou obrigado a lhe informar que deste ponto em diante o texto pode se tornar ainda mais parecido com a espada de D. Afonso Henriques (conhecida por ser comprida e chata). Mas se tem algum interesse ainda que superficial pelo assunto ou simplesmente quer satisfazer sua curiosidade, siga adiante – mas sem reclamar de não ter sido avisado.

As versões mais recentes das linguagens de programação que usei para atualizar o site (escrevo este texto no início do segundo semestre de 2019) são o HTML5 e o CSS3. E, para permitir que o programador exiba páginas de outros sites no interior daquele que está desenvolvendo, o HTML5 oferece o elemento iFrame.

Como o conteúdo principal das diversas seções do site, assim como os índices que apontam para eles, estão armazenados em arquivos de frames, nada me impedia de criar iFrames nas páginas destinadas a exibi-los e apontá-las para os devidos alvos. E assim o fiz.

Quer dizer: quando você transita entre as seções do site clicando nos botões da barra de navegação principal na base do cabeçalho ou seus análogos, percorre diferentes páginas do site. Mas quando entra em uma seção, seu índice aparece na forma de uma lista de atalhos no interior de uma área delimitada. Esta área é um iFrame. E ao clicar em um desses atalhos, você passa para um artigo exibido neste mesmo iFrame. Terminada sua leitura, ao clicar em um dos atalhos de retorno (o pequeno quadrado no canto superior direito da iFrame ou o botão "Retornar para:" logo acima dela), você volta ao índice sem sair da iFrame. Apenas saira dela ao clicar em um dos botões do cabeçalho ou rodapé, que o encaminhará a outra página do Sítio do Piropo, mantendo sempre a mesma interface.

O problema ocorre quando você efetua uma busca, que o levará para uma lista de resultados com seus próprios endereços internet (URL). Quando você clicar em um deles (ou em qualquer outro que "aponte" para uma coluna ou arquivo do site original com seu próprio URL), será encaminhado para um artigo ou coluna com o conteúdo desejado, porém ocupando toda a janela do navegador (ou seja, não será exibido na iFrame). O cabeçalho e o rodapé desaparecem e você estará fora da interface familiar do Sítio do Piropo.

Para permitir que, após a consulta, você volte a ela, no canto superior esquerdo de cada artigo há o atalho "Sítio do Piropo", que o levará à página principal do site – de onde você poderá prosseguir em sua usual interface. Esse atalho aparece seja quando o artigo é exibido na janela inteira, seja quando ele é mostrado no interior de uma iFrame.

Em resumo: caso, por alguma razão, você seja aparentemente "expulso" do Sítio do Piropo, aceite minhas desculpas e volte a ele clicando no atalho acima citado.

Obrigado.